quarta-feira, 5 de março de 2008

Jornada de trabalho?

Ontem foi meu primeiro dia de aula no mestrado. Não aconteceu nada muito extraordinário, na verdade. Um pouco de papo, as pessoas se apresentando e uma rápida olhada no programa de leituras, provas e seminários programados para a disciplina. Egresso de uma universidade periférica, fiquei com um certo orgulho de estar ali, junto com uma dezena de privilegiados que puderam estudar em conceituadas universidades públicas. Foi gratificante, mas o deslumbramento excessivo deve ser algo a ser evitado, não?

Amanhã, tenho duas aulas: manhã e tarde na UNICAMP. Estou calculando que pela quantidade de textos que eu devo ler semanalmente, vou ter bastante trabalho pela frente. É claro que sete anos da jornada de trabalho de bancário me prepararam para uma rotina de trabalho extenuante, mas minha atual condição de "férias prolongadas" vai ter que acabar: sem mais excessos de internet, TV a cabo e seriados pirateados (House M.D., principalmente), videogame, leituras despreocupadas, rede para deitar e outros tantos confortos que estão me tornando um preguiçoso!

Como ainda não recebi a bolsa, não me sinto moralmente obrigado a ser produtivo, academicamente falando. Mas tenho ainda assuntos a resolver, um artigo científico sobre o meu TCC para concluir e, em um futuro próximo, muitos textos para ler. Atividades que não combinam com a agenda relaxada das minhas assim chamadas "férias prolongadas". Nunca fui um bancário muito ordenado e respeitador de prazos, mas do emprego que deixei para trás acho que mantive uma certa preocupação com a sistematização. Logo, estou usando este espaço para anunciar que pretendo me organizar de modo que eu estabeleça uma jornada de trabalho de, digamos, ao menos quatro horas por dia na Universidade, cuidando dos meus assuntos acadêmicos. Acho que é o suficiente para não me distrair com trivialidades, ser produtivo e para não me sentir um preguiçoso com crise de consciência.








Mas, pensando bem, devo começar somente na segunda. Ainda tenho alguns e-mails para mandar, episódios de House para assistir, algumas horas para dormir...

3 comentários:

Anônimo disse...

Videogame? Hã? Quê?
Que jogos estás jogando? É um PS2?
To loco pra jogar o Manhunt 2! É pra PS2 mas não importa o enredo é massa!
Sem falar que GTA IV tá chegando...

Rolo disse...

É um PS2... na verdade, não estou jogando, mas acompanhando o vício do pessoal lá em Tekken...

Para quando é o GTA mesmo?

Anônimo disse...

É pra 29 de abril!
Segundo comentários, parece que dessa vez não vai ser adiado!
Vai ser um bom presente de aniversário que vou me dar!