sábado, 15 de março de 2008

Google Earth

Há quem diga que a Google vai dominar a Internet. Mecanismo de busca, e-mail, rede social, editor de textos on-line, mapas, YouTube e em um futuro próximo, o concorrente definitivo para o iPhone. Muita gente fica impressionada com a rapidez do crescimento da empresa e com sua capacidade de inovação. Eu também. Esse post, no entanto, não é para discutir e problematizar o futuro da Google.

Sempre tive uma admiração pelo Google Earth. A começar pelo ineditismo da idéia, passando pelo assombro causado pela especulação sobre o tamanho do banco de dados e as conjecturas a respeito do acesso da empresa aos dados de satélites privados e governamentais. Extrapolando um pouco a reflexão, podemos até mesmo afirmar que isto é o resultado cultural de conceitos como "aldeia global" ou "mundo globalizado". Quando, na História da cartografia, foi possível enxergar nosso mundinho dessa maneira? Alguma vez tivemos uma cosmologia que retratasse a Terra deste modo?

E quando eu poderia mostrar para os amigos, a minha residência e meu local de estudos com imagens de satélite? Graças ao Google Earth, agora eu posso!

a) se você estiver interessado, em primeiro lugar você terá que ter o Google Earth instalado. Nada problemático, é só "jogar no Google";

b) depois, baixar os arquivos que estão aqui. Os quatro arquivos estão dentro da pasta virtual "Google Earth";

c) No Google Earth, abra os arquivos através do menu Arquivo/Abrir.

O arquivo chama "Casa", vai apontar para a minha residência atual, no calmo distrito de Barão Geraldo. Para ter uma idéia do caminho que faço quase diariamente, para ir estudar no Instituto de Geociências, em seguida abra o arquivo "Eu passo por aqui". Você vai ver o pequeno caminho que passa entre o lago da UNICAMP e que é, no final das contas, o momento em que estou entrando na Universidade. O arquivo "IGE" vai mostrar a localização aproximada da minha sala de estudo e do local onde tenho aulas. Pelo caminho, o marco central da UNICAMP, a Biblioteca Central, o Bandeijão (outro arquivo) e outros locais interessantes (?). O próprio Google Earth vai mostrar alguns links para fotos das redondezas.

Baixe os arquivos e imagine este sedentário caminhando este tantão, divirta-se e ajude a Google a modificar nossa cultura e a dominar o mundo!

Nenhum comentário: