quinta-feira, 14 de agosto de 2008

A Vida Como Ela É

Um dos objetivos iniciais deste blog era transmitir os detalhes e nuances do meu cotidiano "longe de casa". Muitas vezes, empreguei este expediente para preencher o espaço aqui. Em outras, acabei divagando sobre filosofias e sociologias - um caminho nem sempre muito interessante para todos os leitores.

Para controlar o narcisimo implícito da atividade de blogueiro, acho que vez ou outra fico me patrulhando para mudar o tom do discurso, para torná-lo menos hermético e menos pedante. Porém, escrever em um estilo despretencioso e espirituoso é um tanto difícil. E parece que os textos desse gênero ficam muito melhores quando são nascidos de raros momentos em que se aliam as contingências da vida e estados de humor específicos.

Hoje, portanto, apresento um texto de autoria alheia. Rafael Bennertz, meu colega de moradia e comparsa acadêmico criou, através de um e-mail queixoso a todos os colegas de moradia, um relato despretencioso (e um tanto cômico) sobre as últimas novidades da República da Rua Desembargador Antão de Moraes, 999. Não foi pensado como um manifesto ou um ensaio, mas é daí que vem a riqueza do relato.

Então, sem mais demora: Ratos na Casa, um relato direto e contundente sobre a "miséria" da vida estudantil.

Galera,

Acho que só o Matheus não ficou sabendo do acontecido de ontem.

Há ratos pela casa, tivemos evidência disto ontem quanto um representante deles veio requerer uso de um espaço junto ao quarto do Jundiaí e também na sala de televisão, sala do telefone.

O Luiz que é químico pode contar melhor esta história, mas uma das explicações para o surgimento da vida está relacionado com a disposição de roupas velhas, papeis velhos, trapos e restos de comida e o surgimento de ratos e baratas. Acreditava-se que eles surgiam destes elementos. Acontece que muitos anos depois aprendemos, por meio da observação empírica e do controle das amostras que o aquilo que ocorre é o fato de que os ratos, baratas, pulgas, aranhas, etc, se alojam junto destes entulhos e restos de comida. Como todos da casa sabem, estes animais transitem doenças que podem afetar nós, os seres humanos.

Por algum motivo, já há algum tempo, temos ouvido barulhos no forro da casa. Eu imaginava que fossem gabás, agora surge a hipótese de serem ratos, ou ratazanas pelo barulho que fazem. Também lembro, como o Luiz comentou ontem: "e se essas doenças (diarréia principalmente) que alguns da casa vem sofrendo estão diretamente relacionadas com os nosso inquilinos?"

Mesmo tendo encontrado, e expulsado, aquel rato de casa na noite de ontem ainda permanece uma mentalidade de descuido na casa.
Para a surpresa geral da república hoje quando acordo e vou preparar o café matinal encontro louça suja com restos de comida na pia, plásticos onde se armazena hambúrgers abertos e jogados ao lado do fogão e uma bela caixa de papelão úmida do lado do lixeiro. AO LADO, ESTAVA AO LADO DO LIXEIRO. POR QUE O CIDADÃO NÃO COLOCOU DENTRO DO LIXEIRO???????

Mesmo sabendo que há a possibilidade de haver ratos no teto da casa as pessoas continuam agindo irresponsávelmente. PORRA, EU NÂO QUERO COME ONDE RATOS E BARATAS FIZERAM A FESTA!!!!

Será que é tão complicado cada um fazer a sua parte. Lavar a sua louça. Incontáveis vezes que eu (outros tbm fazem, mas deixo para que eles se manifestem) tenho que lavar a louça de alguns que não colaboram porque se não lavar não tem louça, panela, talheres, copos, xícaras, para usar.

SE MANCOL GALERA...

Se alguém tiver problema com o que eu escrevi que se manifeste!

----

E os erros de português dão o tom exato da urgência e indignação. Se estivesse muito mais elaborado, não ficaria tão espontâneo. Aos eventuais leitores que estiverem preocupados com as questões acerca de nossa saúde e qualidade sanitária, eu recomendo calma. Não se preocupem: pretendo lavar a louça sempre antes de usar!

Nenhum comentário: