sábado, 24 de janeiro de 2009

A Reforma

A Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa está aí, mas ainda não me conquistou. Depois de anos de esforço para escrever (razoavelmente) bem, me sinto um pouco ignorante e apalermado, como se tivesse regredido um tanto na minha educação. Com o perdão da insistência, mas a simples idéia de escrever ideia sem acentuação me parece pouco natural.

Não considero que as línguas devam ser entidades monolíticas e blindadas. Como outros aspectos da cultura humana, mudam, adaptam-se, incluem e suprimem elementos, sofrem com o uso por pessoas e grupos diferentes, em contextos diferentes. É compreensível. Mas, convenhamos, esta reforma parece ser uma modificação inofensiva, mas também preguiçosa e inútil. Tenho a impressão de que suprimimos muitas coisas que dão uma personalidade específica ao Português.

Por enquanto, serei voluntariamente anacrônico. Minhas idéias (paroxítonas com ditongo aberto "ei") continuam com a acentuação.

http://pessoas.hsw.uol.com.br/reforma-ortografica.htm
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u321373.shtml

Nenhum comentário: