sábado, 24 de janeiro de 2009

A Reforma

A Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa está aí, mas ainda não me conquistou. Depois de anos de esforço para escrever (razoavelmente) bem, me sinto um pouco ignorante e apalermado, como se tivesse regredido um tanto na minha educação. Com o perdão da insistência, mas a simples idéia de escrever ideia sem acentuação me parece pouco natural.

Não considero que as línguas devam ser entidades monolíticas e blindadas. Como outros aspectos da cultura humana, mudam, adaptam-se, incluem e suprimem elementos, sofrem com o uso por pessoas e grupos diferentes, em contextos diferentes. É compreensível. Mas, convenhamos, esta reforma parece ser uma modificação inofensiva, mas também preguiçosa e inútil. Tenho a impressão de que suprimimos muitas coisas que dão uma personalidade específica ao Português.

Por enquanto, serei voluntariamente anacrônico. Minhas idéias (paroxítonas com ditongo aberto "ei") continuam com a acentuação.

http://pessoas.hsw.uol.com.br/reforma-ortografica.htm
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u321373.shtml

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

"long time, no see"

A melhor maneira de escrever um blog é preguiçosamente: se todo mundo pode ter um blog, não é privilégio; se quase todo mundo escreve sem remuneração, não é trabalho; e se todo mundo pode ler, é melhor que o texto valha a pena. Qualquer sentido de urgência é uma besteira, é produção de lixo informacional que se acumula e vai parar só-deus-sabe-onde, e é quase um exercício de narcisismo.

Minhas férias foram muito boas, obrigado. Prova disso é o abandono do blog. Vou atualizando isto aqui assim, preguiçoso. Quando sinto vontade e quando acho que tenho algo interessante para dizer. Se as duas condições não ocorrem, simultâneas, a coisa toda vai sendo adiada e postergada...

até breve!